- CRICBRASIL

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Comunidade

A fundação no Brasil

Em 1984 o Pe. Clemente Treccani chegou ao Brasil, depois de muitos contatos com a Província Sul-brasileira dos Missionários da Sagrada Família do Pe. Berthier e o bispo Dom Ivo José Lorscheider, na época Presidente da CNBB e bispo de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ele fez o curso CENFI no Centro Cultural Missionário de Brasília e depois, esperando o Pe. Fiorenzo Bertoli e a missionária leiga Maria Ausilia Oddo, que chegarão em novembro do mesmo ano, ficou junto aos padres MSF em Anchieta (S. Catarina).
Já pelo Natal de 1984 estamos em Jataí, no estado de Goiás, quando o bispo Dom Benedito Coscia nos confiou as paróquias de Caçu, Itarumã e Itajá.
Foi um começo muito entusiasmante, mas muito abalado com o assassinado de Vilmar José de Castro, coordenador da catequese em Caçu, acontecido no dia 23 de outubro de 1986. Em seguida a ameaças e por falta de apoio das autoridades, voltamos para o sul e no mês de março de 1987 assumimos a paróquia de Palma Sola, na diocese de Chapecó (S. Catarina).
Em outubro do mesmo ano veio o Pe. Giuseppe Chiarini. Em 1989 assumimos a paróquia de Anchieta, com o Pe. Fiorenzo como vigário.
Sempre foi nossa preocupação a animação vocacional, além do ministério paroquial. Contamos agora com um pequeno grupo de seminaristas. O Pe. Jandir Luiz Hess, natural de Anchieta e ordenado no dia 28-12-97, é o primeiro CRIC brasileiro. Já foi pároco na paróquia S. Geraldo em Goianira - GO. Agora pertence ao clero diocesano de Goiânia.
No dia 10 de janeiro de 1999, deixamos a paróquia de Anchieta para morar no Seminário S. Mônica, perto de Brazabrantes, construído pelo Pe. Fiorenzo Bertoli. Desde 1996 o Pe. José Chiarini assumiu a paróquia São João Batista em Brazabrantes. Atualmente é pároco em Santo Antônio de Goiás.
A escolha de nossa residência definitiva em Goiás, foi motivata pela boa acolhida do arcebispo de Goiânia, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira. A ele devemos nosso agradecimento, como ao caríssimo Dom José Gomes, agora bispo emérito de Chapecó
No dia 21 de julho de 2007, os nossos diáconos Renato e Sílvio, foram ordenados sacerdotes, na igreja matriz de Goianira, pelo Dom Antônio  Ribeiro de Oliveira. O pe. Fiorenzo Bertoli, por alguns anos assumiu a paróquia de Caturaí; agora é responsável do seminário S. Mônica e pároco da paróquia de Brazabrantes. Os padres Silvio e Tino atendem a paróquia são Geraldo em Goianira.







 
Seminário S. Mônica - Rod. GO 420, km 05 - 75440-000 Brazabrantes - GO - Fone: 062 3529-1197 © Clemente Treccani
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal